top of page

Alguns artigos publicados

Marcelo Rebelo de Sousa.jpg

Clube dos bons alunos

João Diogo Correia, Expresso, Dezembro 2018

O que têm em comum Marcelo Rebelo de Sousa, Helena Roseta, Henrique Granadeiro, Leonor Beleza, António Guterres e Francisco Louçã? Todos venceram um raro prémio para alunos brilhantes. Esta é a história de um país que acabou em 1974

Retrato de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto jovem
(
Município de Celorico de Basto)

Justin Hofman.jpg

Afogados em plástico

João Diogo Correia, Expresso, Janeiro 2019

Da passagem dos humanos pela Terra, o rasto de plástico espalhado nos mares é uma das marcas mais visíveis. Ilhas de lixo nos oceanos, animais a comer  o que não podem, séries televisivas que nos chocam e uma enorme atenção mediática colocaram-no como inimigo público número um. Para lá da retórica, há proibições que nos lembram que a corda não estica mais. Estaremos prontos a mudar de vida?

Fotografia: Justin Hofman

Júlio Prestes (A.P.).jpg

Júlio Prestes. O Presidente do Brasil que antes
de ser já não era

João Diogo Correia, Expresso, Outubro 2018

Meses depois de ser eleito Presidente da República Federal, impedido de tomar posse, Júlio Prestes chega a Lisboa com as contas bloqueadas, para viver como exilado político. História de um Brasil passado, mas tão dividido como o de hoje

Fotografia: Centro Cultural e Histórico Brazílio Ayres de Aguirre

mw-1920.jpg

O sexo está fora de moda
João Diogo Correia, Expresso, Janeiro 2019

Estarão os jovens a trocar o sexo por todas as outras atividades que os chamam? Há ecrãs a mais, contacto físico a menos, uma vida cheia, pressão, ansiedade e novas formas de sexualidade. Onde estamos, afinal?
Chegada NC 4 a PDL.jpg

Nas asas do Atlântico

João Diogo Correia, Expresso, Julho 2019

Há 100 anos, três hidroaviões da Marinha dos Estados Unidos tentavam fazer o que ainda ninguém tinha feito: sobrevoar um oceano a bordo de uma “máquina voadora”. Numa viagem longa, perigosa e atribulada, apenas um dos aparelhos completou a travessia entre a América e a Europa, amarando no rio Tejo, depois de uma escala nos Açores. Relato dos dias e das horas que mudaram a aviação

Fotografia: Naval History and Heritage Command

Loco Abreu.jpg

Um dérbi que eu não vi, de um clube que não é o meu: o dia em que aceitei o Sporting

João Diogo Correia, Tribuna Expresso, Maio 2019

O jornalista João Diogo Correia escreve sobre um Botafogo - Vasco da Gama, dérbi carioca. A rubrica "O Meu Jogo" convida o cronista, jornalista, ex-jogador, seja o que for, a relembrar-se dos eventos desportivos que mais o marcaram, como adepto ou interveniente

Fotografia: Botafogo F.R

Nininho Vaz Maia: quantas vidas cabem num homem? 

João Diogo Correia, Fevereiro 2018

O ser humano adapta-se a tudo” é o lema de Nininho. E é também o que melhor define a vida de um homem que não pensava ser pai antes dos 20 anos e aos 19 tinha dois filhos, que brincava na rua a ser livre e se viu preso, que não consegue “olhar uma pessoa de frente quando não a conhece” e acabou a encarar milhares de cima de um palco. 

Fotografia: Arquivo pessoal Nininho Vaz Maia

O Brasil que elas vêem

João Diogo Correia, Março 2014

A pouco mais de três meses do início do Campeonato do Mundo do Brasil, não é só nos estádios que ainda há muito por fazer. Em pleno Rio de Janeiro, numa favela da Zona Sul pacificada, numa da Zona Norte por pacificar e numa da Zona Oeste em guerra, três mulheres contam, com as suas próprias histórias, o que ficou para trás no boom do Brasil. E mostram que aqui, como em qualquer cidade, a mudança deve ser feita para as pessoas que nela vivem.

Fotografia: Iuna Vieira

A Ilha do Júbilo

João Diogo Correia, Julho 2011, Fugas, suplemento do jornal Público

Joy é, na verdade, o seu nome. Não da ilha, mas do rapaz de 19 anos, corpulento na sua baixa estatura, e de sorriso à solta. O nome vem da tia, porque aos pais nunca conseguiu chegar, “vivem longe”.

Marraquexe dentro de um sótão

João Diogo Correia, Maio 2011, Fugas, suplemento do jornal Público

English? French? Spanish? Do you like to play? Wanna see what I’ve made?”. Foi assim que me abordou Hamid, um jovem marroquino, com não mais do que 16 anos, num dos souks adjacentes à famosa e vibrante praça Jeema el-Fna, no coração de Marraquexe, cidade situada na costa ocidental de Marrocos. Eu olhava com notória curiosidade para um instrumento com formas redondas a que, na mais profunda da minha ignorância musical, chamaria banjo. Hamid insistia que o acompanhasse à sua banca de artigos feitos manualmente por ele próprio. 

Hypeness - o maior site de inovação do Brasil

Por favor clique no botão “Ler mais” para ter acesso a todos os artigos escritos por mim, ao longo de mais de quatro anos, para o site www.hypeness.com

Excelentíssimos veteranos, hora de refletir
João Diogo Correia, Mais Superior, Maio 2012

“Vamos caloiro!”, “é isso caloiro”, “mais alto caloiro”. Até que existam, as praxes não vão deixar de ser controversas. Os seus detratores dizem que é humilhação, os seus defensores dizem que é a melhor forma de integrar alunos e há quem diga que as praxes vão muito para além dos primeiros dias de um recém-chegado à universidade. Bruno Moraes Cabral quis passá-las para a tela e lançar o debate. A bem ou a mal, conseguiu.

'Tás surdo?
João Diogo Correia, Março 2012, Mais Superior

Diz que precisou de “sair da toca” (pode ler-se Caldas da Rainha), para, na cidade, se fazer músico. DJ Ride é um nome incontornável da eletrónica nacional e internacional e aterrou em dezembro na Polónia para se tornar campeão mundial de Scratch/Turntablism. Quer fazer música intemporal e que resista, mesmo que lhe tirem DJ de trás do nome.

​Falas tu ou falo eu?
João Diogo Correia, Abril 2012, Mais Superior

Começam normalmente por ser feitas por universitários e para universitários, mas rapidamente ultrapassam essa barreira. Vivem muito do voluntariado, boa vontade e ideias dos que por lá passam. As Rádios Universitárias nasceram para nunca mais irem embora. Celebremos com elas o Dia Mundial dos que um dia se apaixonaram pela voz.

bottom of page